slide4.png

Consagração da Rússia e da Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria

Imprimir
Categoria: Notícias
Publicado em Segunda, 21 Março 2022

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) vai associar-se à consagração da Rússia e da Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria, numa cerimónia marcada para 25 de março, no Vaticano e em Fátima, por decisão do Papa.

“Em profunda comunhão com o Santo Padre, os Bispos portugueses procurarão estar presentes nesta celebração em Fátima”. A CEP manifesta “plena sintonia” com o Papa, que vai presidir à celebração pelas 17h00 de Roma (menos uma em Lisboa), na Basílica de São Pedro.. Francisco decidiu enviar a Fátima, como legado pontifício, o cardeal Konrad Krajewski, Esmoler apostólico, “o qual fará o ato de consagração na Capelinha das Aparições, também às 16h00, durante a oração do Rosário”.

Mensagem do Bispo para a Quaresma 2022

Imprimir
Categoria: Notícias
Publicado em Terça, 08 Março 2022

MENSAGEM DO BISPO DE COIMBRA
PARA A QUARESMA DE 2022

“Com humildade, levanta-te e regressa a casa.”

Chegamos à Quaresma de 2022 com renovada esperança e desejosos de fazer um caminho feliz de encontro com Deus e com irmãos, bem integrados nas comunidades cristãs. Passados os tempos mais difíceis no âmbito pessoal, familiar, laboral, comunitário, social e eclesial, queremos decididamente ir mais longe, como Deus nos pede e a Igreja nos propõe. Esta Quaresma deve marcar o novo ritmo das nossas vidas e da nossa Igreja, que não pode simplesmente ser um voltar ao passado, mas um novo fôlego, cheio de ousadia e de fé. O lema que vos proponho está repleto deste desejo e pretende ser uma forte ajuda: “Com humildade, levanta-te e regressa a casa”.

Com humildade”, porque a atitude do cristão está marcada pelo sentido da nossa debilidade de pessoas e de Igreja. Quando contemplamos a santidade e o amor de Deus, havemos de sentir-nos pequenos, pecadores e necessitados de percorrer a via da conversão.

Cultivar a humildade faz parte integrante da Quaresma e, quando acompanhada pelo sentido da misericórdia de Deus, leva-nos sempre à renovação espiritual, ao crescimento na vida cristã e ao testemunho fiel da fé junto dos irmãos.

Levanta-te”, porque confias em Jesus que animou tantas pessoas prostradas sob o peso da doença, do pecado e da dureza da vida. Ao dirigir-se a elas com o poder de Deus, ao tocar-lhes com gestos de amor humano e divino, comunicou-lhes o alento indispensável para se erguerem e se porem de novo a caminho.

Continuar em Documentos "Bispo de Coimbra - 1. Mensagens"

Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2022

Imprimir
Categoria: Notícias
Publicado em Segunda, 28 Fevereiro 2022

MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO
PARA A QUARESMA DE 2022

«Não nos cansemos de fazer o bem; porque, a seu tempo colheremos, se não tivermos esmorecido.
Portanto, enquanto temos tempo, pratiquemos o bem para com todos» (Gal 6, 9-10a).

Queridos irmãos e irmãs!

A Quaresma é um tempo favorável de renovação pessoal e comunitária que nos conduz à Páscoa de Jesus Cristo morto e ressuscitado. Aproveitemos o caminho quaresmal de 2022 para refletir sobre a exortação de São Paulo aos Gálatas: «Não nos cansemos de fazer o bem; porque, a seu tempo colheremos, se não tivermos esmorecido. Portanto, enquanto temos tempo (kairós), pratiquemos o bem para com todos» (Gal 6, 9-10a).

1. Sementeira e colheita

Neste trecho, o Apóstolo evoca a sementeira e a colheita, uma imagem que Jesus muito prezava (cf. Mt 13). São Paulo fala-nos dum kairós: um tempo propício para semear o bem tendo em vista uma colheita. Qual poderá ser para nós este tempo favorável? Certamente é a Quaresma, mas é-o também a nossa inteira existência terrena, de que a Quaresma constitui de certa forma uma imagem. Muitas vezes, na nossa vida, prevalecem a ganância e a soberba, o anseio de possuir, acumular e consumir, como se vê no homem insensato da parábola evangélica, que considerava assegurada e feliz a sua vida pela grande colheita acumulada nos seus celeiros (cf. Lc 12, 16-21). A Quaresma convida-nos à conversão, a mudar mentalidade, de tal modo que a vida encontre a sua verdade e beleza menos no possuir do que no doar, menos no acumular do que no semear o bem e partilhá-lo.

Continuar em Documentos "Papa - 3. Mensagens"

Oração pela paz na Ucrânia

Imprimir
Categoria: Notícias
Publicado em Segunda, 28 Fevereiro 2022

ORAÇÃO PELA PAZ NA UCRÂNIA

O Papa Francisco convidou crentes e não-crentes a fazerem do próximo dia 2 de março, Quarta-feira de Cinzas, uma “jornada de jejum pela paz”. Jesus ensinou-nos que, à insensatez diabólica da violência, se responde com as armas de Deus, com a oração e o jejum”,

O Papa encorajou de forma especial os crentes, para que, neste dia, “se dediquem intensamente à oração e ao jejum”. “Que a Rainha da Paz preserve o mundo da loucura da guerra”.

“Acolhendo o convite do Papa Francisco para viver um dia de jejum e oração pela paz em 2 de março, os bispos apelam à consciência daqueles que têm responsabilidades políticas para calar as suas armas. Todo O conflito traz consigo morte e destruição, causa sofrimento às populações, ameaça a convivência entre as nações. “Pare a loucura da guerra!" Os bispos do Mediterrâneo estão bem conscientes deste flagelo e por isso pedem a paz a uma só voz.”

Os catequistas - Vídeo do Papa 12 dez 2021

Imprimir
Categoria: Notícias
Publicado em Segunda, 06 Dezembro 2021

I like very much this iPage Hosting Review because this is based on customer experience. If you need reliable web hosting service check out top list.
Joomla Templates designed by Best Cheap Hosting