Ciclo - Jubileu 2025. Jesus Cristo Nossa Esperança
PAPA FRANCISCO
AUDIÊNCIA GERAL
Quarta-feira, 18 de dezembro de 2024
Ciclo – Jubileu 2025. Jesus Cristo Nossa Esperança.
I. A infância de Jesus. 1. Genealogia de Jesus (Mt 1,1-17). A entrada do Filho de Deus na história
Hoje começamos o ciclo de catequeses que decorrerá durante todo o Ano jubilar. O tema é “Jesus Cristo, nossa esperança”: com efeito, Ele é a meta da nossa peregrinação, e Ele mesmo é o caminho, a vereda a percorrer.
A primeira parte tratará da infância de Jesus, que nos é narrada pelos Evangelistas Mateus e Lucas (cf. Mt 1-2; Lc 1-2). Os Evangelhos da infância narram a conceção virginal de Jesus e o seu nascimento do seio de Maria; evocam as profecias messiânicas que n’Ele se cumprem e falam da paternidade legal de José, que enxerta o Filho de Deus no “tronco” da dinastia davídica. É-nos apresentado Jesus recém-nascido, menino e adolescente, submisso aos seus pais e, ao mesmo tempo, consciente de ser totalmente dedicado ao Pai e ao seu Reino. A diferença entre os dois Evangelistas é que, enquanto Lucas narra os acontecimentos com os olhos de Maria, Mateus fá-lo com os olhos de José, insistindo sobre uma paternidade deveras inédita.
Continuar em Documentos "Papa - 1. Catequeses - Jesus Cristo Nossa Esperança"
Vigilantes na Esperança
Proposta para ser usada durante o Advento deste ano pastoral 2024/25, tendo como foco a juventude.
Foi preparado pelo Serviço Diocesano da Juventude de Coimbra e o Secretariado de Evangelização e Catequese da Diocese de Coimbra e foi pensado para grupos de catequese 9º e 10º anos, mas pode ser utilizado por todos.
Link de acesso:
https://drive.google.com/.../1SdyEP_8-tqY.../view... Diocese de Coimbra
Webinar AM4: Viver em Cristo
Advento e Natal - Apresentação da campanha
ADVENTO E NATAL
VIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA
Todos os anos, nos Tempos Litúrgicos do Advento-Natal e Quaresma-Páscoa, a Catequese Diocesana (SDEC) costuma propor aos Catequizandos de todas as Paróquias da Diocese, uma campanha que os leve a viver com mais seriedade e empenho estes momentos.
No ano 2025, vai acontecer um Jubileu ordinário proclamado pelo Papa Francisco e o nosso Bispo propõe que este acontecimento mobilize toda a ação da Igreja Diocesana.
Ficheiros para descarregar:
»» Advento e Natal - cartaz
»» Advento e Natal - apresentação da campanha
TEMPO DE ADVENTO:
»» Advento 1º Domingo
»» Advento 2º Domingo Imaculada Conceição
»» Advento 3º Domingo
»» Advento 4º Domingo
SOPA DE LETRAS PARA O 3º DOMINGO:
»» DOMINGO, 2ª FEIRA, 3ª FEIRA, 4ª FEIRA, 5ª FEIRA, 6ª FEIRA, SÁBADO
TEMPO DE NATAL:
»» Natal, dia de Natal
»» Sagrada Família
»» Mãe de Deus, Dia Mundial da Paz
»» Epifania
»» Batismo do Senhor
NOTA: todos os ficheiros aqui disponibilizados são seguros, pelo que devem aceitar abrir independentemente do aviso feito pelo vosso browser. Obrigado.
Assembleia Diocesana de Catequistas 2024
Assembleia Diocesana de Catequistas 2024
A Oração e a Catequese
Breve resumo
O Sr. Padre Rui Santiago, Redentorista, iniciou a sua comunicação pedindo-nos a nós, Catequistas, para sermos gente de oração que é a forma de dar testemunho de Jesus. Mas alertou-nos para que a oração não seja, não pode ser, da ordem da técnica, da ordem da rotina, da ordem da forma ou da ordem do dever. A oração é, como também diz o Papa Francisco, um respiro da alma: “orar é respirar, caminhando…”, chamando a atenção para a nossa necessidade profunda de oração, que alimenta a nossa relação com Deus, e é por isso que é tão importante crescermos na Fé, amadurecê-la, para que a Oração a acompanhe, e que esteja no coração e na expressão desse crescimento. Rezar é entrar no mistério de Jesus, é trazer à boca o que está no nosso coração. É cultivar a nossa convivência com Jesus e abrir-se à influência do Espírito Santo.