slide3.png

Inscrição - Jornadas Nacionais de Catequistas

Imprimir
Categoria: Notícias
Publicado em Quinta, 07 Outubro 2021

Pacto Educativo Geral

Imprimir
Categoria: Notícias
Publicado em Segunda, 04 Outubro 2021

Descarregar ficheiro aqui.

Discurso do Papa Francisco aos responsáveis das Comissões da Catequese, das Conferências Episcopais da Europa

Imprimir
Categoria: Notícias
Publicado em Terça, 21 Setembro 2021

Discurso do Papa Francisco aos responsáveis das Comissões da Catequese,
das Conferências Episcopais da Europa

Queridos irmãos e irmãs. Bom dia, bem-vindos!

É com prazer que vos dou as boas-vindas nesta ocasião em que tivestes a oportunidade de refletir, como responsáveis da catequese das Igrejas particulares da Europa, sobre a receção do novo Diretório para a Catequese, publicado no ano passado. Agradeço a S. Exª D. Rino Fisichella por esta iniciativa, que, estou certo, se estenderá também às Conferências Episcopais dos outros continentes, para que o caminho catequético comum seja enriquecido com múltiplas experiências locais.

Acabo de regressar da celebração do Congresso Eucarístico Internacional, que se realiza nestes dias em Budapeste, e a ocasião é propícia para verificar como o grande empenho da catequese pode ser eficaz na obra da evangelização se mantiver o olhar fixo no mistério eucarístico. Não podemos esquecer que o lugar privilegiado da catequese é precisamente a celebração eucarística, onde os irmãos e as irmãs se reúnem para descobrir cada vez mais os diferentes modos como Deus está presente nas suas vidas.

Continuar em Documentos "Papa - 3. Mensagens"

Catequeses do Papa sobre a Carta aos Gálatas (A liberdade cristã, fermento universal de libertação)

Imprimir
Categoria: Notícias
Publicado em Sexta, 25 Junho 2021

Papa Francisco
AUDIÊNCIA GERAL
Pátio S. Dâmaso

Catequese - 11. A liberdade cristã, fermento universal de libertação

Estimados irmãos e irmãs, bom dia!

No nosso itinerário catequético sobre a Carta aos Gálatas, pudemos concentrar-nos no que São Paulo considera o âmago da liberdade: o facto de, com a morte e ressurreição de Jesus Cristo, termos sido libertados da escravidão do pecado e da morte. Por outras palavras: somos livres porque fomos libertados, libertados por graça – não por pagamento – libertados pelo amor, que se torna a lei suprema e nova da vida cristã. O amor: somos livres porque fomos libertados gratuitamente. Este é precisamente o ponto-chave.

Hoje gostaria de salientar como esta novidade de vida nos abre para acolher cada povo e cultura e, ao mesmo tempo, abre cada povo e cultura a uma maior liberdade. Na verdade, São Paulo diz que para aqueles que aderem a Cristo, já não importa se são judeus ou pagãos. Conta apenas «a fé que atua pela caridade» (Gl 5, 6). Crer que fomos libertados e crer em Jesus Cristo que nos libertou: esta é a fé ativa pela caridade. Os detratores de Paulo – aqueles fundamentalistas que lá tinham chegado – atacavam-no por esta novidade, alegando que tinha tomado esta posição por oportunismo pastoral, ou seja, para “agradar a todos”, minimizando as exigências recebidas da sua mais estreita tradição religiosa. É o mesmo discurso dos fundamentalistas de hoje: a história repete-se sempre. Como podemos ver, a crítica a cada novidade evangélica não é apenas da nossa época, mas tem uma longa história. No entanto, Paulo não permanece em silêncio. Responde com parrésia – é uma palavra grega que indica coragem, força – e diz: «Porventura procuro eu agora conciliar o favor dos homens, ou o de Deus? Ou procuro agradar aos homens? Se procurasse agradar aos homens, não seria servo de Cristo» (Gl 1, 10). Já na sua primeira Carta aos Tessalonicenses expressou-se em termos semelhantes, dizendo que na pregação «nunca usamos de adulação, [...] nem fomos levados por interesse algum [...]. Não procuramos a glória entre os homens» (1 Ts 2, 5-6), que são as vias do “faz de conta”; uma fé que não é fé, é mundanidade.

Continuar em Documentos "Papa - 1. Catequeses - Carta aos Gálatas"

1. Introdução à Carta aos Gálatas
2. Paulo, verdadeiro apóstolo
3. O Evangelho é um só
4. A Lei de Moisés
5. O valor propedêutico da Lei
6. Os perigos da Lei
7. Gálatas insensatos
8. Somos filhos de Deus
9. A vida na Fé
10. Cristo nos libertou

Dia Mundial dos Avós - 25 Julho

Imprimir
Categoria: Notícias
Publicado em Sexta, 25 Junho 2021

25 julho
Dia Mundial dos Avós e dos Idosos
Mensagem do Papa Francisco

Queridos avôs, queridas avós!

«Eu estou contigo todos os dias» (cf. Mt 28, 20) é a promessa que o Senhor fez aos discípulos antes de subir ao Céu; e hoje repete-a também a ti, querido avô e querida avó. Sim, a ti! «Eu estou contigo todos os dias» são também as palavras que eu, Bispo de Roma e idoso como tu, gostaria de te dirigir por ocasião deste primeiro Dia Mundial dos Avós e dos Idosos: toda a Igreja está solidária contigo – ou melhor, connosco –, preocupa-se contigo, ama-te e não quer deixar-te abandonado.

Bem sei que esta mensagem te chega num tempo difícil: a pandemia foi uma tempestade inesperada e furiosa, uma dura provação que se abateu sobre a vida de cada um, mas, a nós idosos, reservou-nos um tratamento especial, um tratamento mais duro. Muitíssimos de nós adoeceram – e muitos partiram –, viram apagar-se a vida do seu cônjuge ou dos próprios entes queridos, e tantos – demasiados – viram-se forçados à solidão por um tempo muito longo, isolados.

Continuar em Documentos "Papa - 3. Mensagens"

I like very much this iPage Hosting Review because this is based on customer experience. If you need reliable web hosting service check out top list.
Joomla Templates designed by Best Cheap Hosting