
Celebrar a JMJ lisboa 2023
Lisboa, 30 ago 2023 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), da Conferência Episcopal Portuguesa, informa que já está disponível a nova proposta nacional para a Catequese com adolescentes, um material para ser usado entre setembro e dezembro de 2023.
‘Celebrar a JMJ lisboa 2023 – Experiências que mudam a nossa vida’ é o novo subsídio para a catequese nacional do com adolescentes, do 7º, 8º, 9º e 10º anos, informa o SNEC, em nota enviada à Agência ECCLESIA.
A nova proposta, de setembro a dezembro de 2023, destina-se aos adolescentes dos 12 aos 15 anos, de todas as dioceses, “que tenham participado ou não na Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa”.
Jornadas Nacionais de Catequistas 2023
->Programa
Resumo da 3ª Conferência
Aprender com os apóstolos a transmitir a fé
Resumo do 3º encontro
1.A evangelização deve ter em conta a cultura dos destinatários
A evangelização encarna-se na cultura dos ouvintes. Vemos esta pedagogia particularmente no discurso de Paulo em Atenas.
Do livro dos Atos dos Apóstolos Atos 17, 16-34
Enquanto Paulo os esperava em Atenas, o espírito fremia-lhe de indignação, ao ver a cidade repleta de ídolos. 17Discutia na sinagoga com os judeus e prosélitos e, na praça pública, todos os dias, com os que lá apareciam. 18Até alguns filósofos epicuristas e estóicos trocavam impressões com ele. Uns diziam: «Que quererá dizer este papagaio?» Outros: «Parece que é um pregoeiro de deuses estrangeiros.» Isto, porque Paulo anunciava a Boa-Nova de Jesus e a ressurreição. 19Levaram-no com eles ao Areópago e disseram-lhe: «Poderemos saber que nova doutrina é essa que ensinas? 20O que nos dizes é muito estranho e gostaríamos de saber o que isso quer dizer.» 21Na verdade, tanto os atenienses como os estrangeiros residentes em Atenas não passavam o tempo noutra coisa, senão a dizer ou a escutar as últimas novidades.
Resumo da 2ª Conferência
Aprender com os apóstolos a transmitir a fé
Resumo do 2º encontro
1.Introdução ao 2º encontro (sumário…).
Realizamos o segundo de três encontros sobre o livro dos Atos em ordem a aprender com os apóstolos caminhos novos para transmitir a fé. Formavam uma Igreja em expansão dinâmica com um crescimento impressionante. Em contraste com o nosso tempo onde verificamos um recuo preocupante. Esta consciência fez despertar o interesse crescente pelos Atos desde o Concílio Vaticano II até hoje. Procuremos concretizar o que descobrimos de novo em cada encontro para renovar a nossa prática pastoral. Nos três encontros refletimos três momentos significativos na transmissão da fé. 1. Preparação ou bases da evangelização no primeiro encontro. 2. No segundo, hoje, a saída do mundo judaico para evangelizar os pagãos (Antioquia). 3 O terceiro será dedicado à evangelização da cultura secular (Paulo em Atenas).