
Ciclo - Jubileu 2025. Jesus Cristo Nossa Esperança
PAPA FRANCISCO
AUDIÊNCIA GERAL
Quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025
Ciclo – Jubileu 2025. Jesus Cristo Nossa Esperança.
I. A infância de Jesus. 1. Genealogia de Jesus (Mt 1,1-17). 4. "Bem-aventurada sois vós que acreditastes" (Lc 1, 45). A Visitação e o Magnificat
Estimados irmãos e irmãs, bom dia!
Hoje contemplamos a beleza de Jesus Cristo, nossa esperança, no mistério da Visitação. A Virgem Maria visita Santa Isabel; mas é sobretudo Jesus, no seio da mãe, que visita o seu povo (cf. Lc 1, 68), como diz Zacarias no seu hino de louvor.
Depois da admiração e maravilha por aquilo que lhe foi anunciado pelo Anjo, Maria levanta-se e põe-se a caminho, como todos os chamados da Bíblia, pois «o único ato com que o homem pode corresponder ao Deus que se revela é o da disponibilidade ilimitada» (H.U. von Balthasar, Vocazione, Roma 2002, 29). Esta jovem filha de Israel não decide proteger-se do mundo, não teme os perigos e os julgamentos alheios, mas vai ao encontro dos outros.
Quando alguém se sente amado, experimenta uma força que faz circular o amor; como diz o apóstolo Paulo, «o amor de Cristo constrange-nos» (2 Cor 5, 14), impele-nos, move-nos. Maria sente o impulso do amor e vai ajudar uma mulher que é sua parente, mas é também uma idosa que, depois de longa espera, acolhe uma gravidez inesperada, difícil de enfrentar na sua idade. Mas a Virgem vai ao encontro de Isabel também para partilhar a fé no Deus do impossível e a esperança no cumprimento das suas promessas.
Continuar em Documentos "Papa - 1. Catequeses - Jesus Cristo Nossa Esperança"
1ª Catequese: A entrada do Filho de Deus na história
2ª Catequese: O anúncio a Maria. A escuta e a disponibilidade
3ª Catequese: O anúncio a José
4ª Catequese: A Visitação e o Magnificat