
Propostas de Fé para A Sociedade Actual II (Uma Nova Etapa)
Autor: Conferência Episcopal Francesa
Paginas: 136
Tradução: Margarida Gonçalves
Editora: Gráfica de Coimbra
ISBN: 972-603-148-6
Descrição:
Os bispos de França consagraram uma parte da sua assembleia plenária de Novembro de 1995, a tomar conhecimento das respostas ao apelo lançado, em Dezembro de 1994, pelo relatório Propor a fé na sociedade actual. Muitos cristãos usaram da palavra, quer individualmente, quer em grupos, para "dizer a fé" como experiência vivida. A diversidade de testemunhos e apreciações, constituem achegas ricas e abundantes. No discurso de encerramento, Mons. Joseph Duval, presidente da Conferência Episcopal, realçou a importância desta iniciativa. O presente livro dá contas do trabalho já realizado.
Na primeira parte, publica-se a documentação recebida pelos bispos antes da assembleia plenária. Tendo por base o que foi feito, será possível prosseguir o processo de discernimento já iniciado. Para tal, propomos dois instrumentos de reflexão:
- Uma proposta de utilização do relatório publicado no ano passado, para aqueles que desejarem ligar-se ao projecto ou quiserem relê-lo;
- Um instrumento mais especificamente teológico que tem em conta as interpelações recebidas.
Na segunda parte publicam-se as "actas " de Lourdes:
- As intervenções de Mons. Claude Dagens, do P. Henri-Jérôme Gagey, da Ir. Geneviève Médevielle e do P. Hippolyte Simon;
- A síntese das comunicações feitas depois do trabalho dos grupos constituídos, durante a assembleia, pelos bispos e seus diferentes colaboradores.
Entramos agora numa segunda fase: é preciso passar do discernimento ao compromisso. E preciso saber como se há-de pôr em prática o próprio acto de "propor a fé na sociedade actual".
Precisamente vinte anos decorridos após a grande exortação de Paulo VI Evangelii nuntiandi publicada em Dezembro de 1975, a Igreja de França é chamada a elaborar uma espécie de guia da evangelização para este tempo em que vivemos.
Duas circunstâncias favoráveis nos encorajam afazê-lo: a preparação do jubileu do ano 2000, e a perspectiva da próxima assembleia de Abril de 1996, sobre a proposta da fé às jovens gerações.
MONS. BERNARD LAGOUTTE,
Secretário geral
da Conferência Episcopal Francesa