slide3.png

Assembleia Diocesana de Catequistas 25/09/2016

Imprimir
Categoria: Actividades
Publicado em Quinta, 29 Setembro 2016

ASSEMBLEIA DIOCESANA DE CATEQUISTAS
Colégio de S. Teotónio – Coimbra
25 de setembro

No passado domingo, dia 25 de setembro, das 10h às 13h, decorreu no auditório do Colégio de S. Teotónio, mais uma assembleia diocesana de catequistas dinamizada pela Irmã Ângela de Fátima Coelho, religiosa da Congregação da Aliança de Santa Maria e vice postuladora da causa de canonização da Irmã Lúcia. Perante uma audiência de 220 catequistas a Irmã Ângela iniciou com a citação do nº 256 do DGC:
“Nenhuma metodologia, por quanto possa ser experimentada, dispensa a pessoa do catequista em cada uma das fases do processo de catequese. O carisma que lhe é dado pelo Espírito, uma sólida espiritualidade e um transparente testemunho de vida constituem a alma de todo método, e somente as próprias qualidades humanas e cristãs garantem o bom uso dos textos e de outros instrumentos de trabalho” para refletir sobre: “A importância da espiritualidade do Catequista”.

Desenvolveu que o grande desafio para o catequista é ter uma sólida espiritualidade alimentando uma amizade íntima com Jesus e dando um coerente e transparente testemunho de vida.

Falou, em seguida, da importância da Eucaristia na vida do catequista apoiando-se no exemplo dos pastorinhos de Fátima que por ela tinham um amor imenso. Servindo-se de várias passagens das Memórias da Irmã Lúcia explanou que na Missa vamos encontrar a paz; oferecemos com Jesus a nossa vida ao Pai e rezamos uns pelos outros. O momento pós comunhão deve ser de intimidade e de diálogo com o Senhor que, pela comunhão eucarística, habita o nosso coração. Valorizar mais a adoração eucarística comunitária e a oração individual junto do sacrário. Não basta preparar as catequeses, é necessário rezá-las permanecendo junto do Senhor em oração silenciosa. E depois também no dia-a-dia, a Vida Eucarística deve-nos levar à configuração com Cristo que nos amou até ao fim e se entregou por nós.

Após o almoço os catequistas voltaram no auditório para escutar o P. Nuno Santos a apresentar o instrumento de trabalho proposto para a avaliação dos planos pastorais dos últimos três anos e construção do Plano Pastoral de 2016-2017. O Senhor D. Virgílio esteve presente na parte final e deu palavras de incentivo para a concretização do trabalho deste ano.

A Eucaristia na Sé e a Oração de Compromisso finalizaram este dia pleno de riqueza espiritual.

I like very much this iPage Hosting Review because this is based on customer experience. If you need reliable web hosting service check out top list.
Joomla Templates designed by Best Cheap Hosting