slide1.png

III Congresso Internacional para catequistas

Imprimir
Categoria: Notícias
Publicado em Domingo, 12 Junho 2022 Escrito por SDEC

III Congresso Internacional para catequistas
«O catequista, testemunha da vida nova em Cristo»

Roma 8 a 10 setembro 2022

Roma: Comitiva portuguesa participa no Congresso Internacional de Catequistas sobre o testemunho. Em representação do SDEC de Coimbra estão presentes Ana Mafalda e Maria Madalena

Lisboa, 08 set 2022 (Ecclesia) – Uma delegação de Portugal está a participar no Congresso Internacional de Catequistas, que começa hoje com o tema ‘O catequista, testemunha da vida nova em Cristo’, até sábado, dia 10 de setembro, em Roma.

“Depois de uma pausa determinada pela emergência sanitária mundial, é com muita alegria e esperança que aguardamos este momento de formação/reflexão, encontro e partilha entre todos os seus destinatários, como são os responsáveis da catequese, os catequistas que se preocupam com a sua formação pessoal”, disse a irmã Arminda Faustino à Agência ECCLESIA.

A coordenadora do Departamento da Catequese, do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) da Conferência Episcopal Portuguesa, explicou que este encontro vai dar continuidade aos dois congressos anteriores, sobre a primeira e a segunda parte do Catecismo da Igreja Católica, realizados em 2013 e em 2018, no Vaticano. O terceiro Congresso Internacional de Catequistas, com o tema ‘O catequista, testemunha da vida nova em Cristo’, é organizado pelo Dicastério para a Evangelização (Santa Sé), e termina com a participação do Papa Francisco.

“Ser testemunha da vida nova em Cristo é um desafio contínuo para cada cristão, para cada batizado. Com muito maior razão para o catequista, hoje, na vivência com paixão e amor da sua vocação, unido(a) à missão de Jesus Cristo e aprendendo sempre d’Ele em cada dia”, explicou a entrevistada.

Os trabalhos vão começar com a conferência de D. Rino Fisichella, o colaborador do Papa responsável pela organização do Jubileu 2025, que vai refletir sobre o tema do congresso, a partir das 16h00; e do programa, para além das conferências nos três dias, constam vários workshops e ateliês temáticos por grupos linguísticos, informa o portal online ‘Educris’, da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé.

No contexto do novo ministério de catequista, instituído pelo Papa Francisco em 2019, a irmã Arminda Faustino explica que o congresso vai “ajudar a aprofundar e a conhecer melhor” este “serviço” que a Igreja pede hoje.

“Isso implica, por parte de todos os catequistas, uma crescente disponibilidade e abertura, sobretudo interior, amor, paixão e entrega incondicional ao jeito de Jesus Cristo. Para tal, é imprescindível uma contínua atualização e formação de todos os catequistas”, desenvolveu a religiosa das Irmãs Missionárias Reparadoras do Sagrado Coração de Jesus.

A coordenadora do Departamento da Catequese destacou também algumas iniciativas que vão realizar neste setor em Portugal, no ano pastoral 2022/2023, como as Jornadas Nacionais de Catequistas, nos dias 22 e 23 de outubro, em Fátima, dedicadas ao “aprofundamento do Diretório para a Catequese”, o “grande desafio” dos catequistas conhecerem e estudarem o ‘Itinerário de iniciação à vida cristã das crianças e dos adolescentes com as famílias’

I like very much this iPage Hosting Review because this is based on customer experience. If you need reliable web hosting service check out top list.
Joomla Templates designed by Best Cheap Hosting