slide4.png

PROPOSTA DE PERCURSO PARA A CATEQUESE COM ADOLESCENTES EM ORDEM À PREPARAÇÃO DAS JORNADAS MUNDIAIS DA JUVENTUDE DE 2022

Imprimir
Categoria: Notícias
Publicado em Quarta, 10 Julho 2019

Say Yes - aprender a dizer sim

Projeto de Catequese com Adolescentes | Rumo à JMJ 2022

Para mais informações contacte o SDEC ou vá a http://www.educris.com/

Descarregar ficheiro

Catequeses do Papa sobre os Atos dos Apóstolos (sexta)

Imprimir
Categoria: Notícias
Publicado em Quarta, 10 Julho 2019

PAPA FRANCISCO
AUDIÊNCIA GERAL
Praça São Pedro - Quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Bom dia, prezados irmãos e irmãs!

A comunidade cristã nasce da superabundante efusão do Espírito Santo e cresce graças ao fermento da partilha entre irmãos e irmãs em Cristo. Há um dinamismo de solidariedade que constrói a Igreja como família de Deus, onde a experiência da koinonia é central. Que significa esta palavra estranha? É uma palavra grega que significa «pôr em comum», «partilhar», ser uma comunidade, não se isolar. Esta é a experiência da primeira comunidade cristã, isto é, pôr em comum, «partilhar», «comunicar, participar», não isolar-se. Na Igreja das origens, esta koinonia, esta comunidade refere-se sobretudo à participação no Corpo e Sangue de Cristo. Por esta razão, quando fazemos comunhão declaramos, “comunicamos”, entramos em comunhão com Jesus e desta comunhão com Jesus chegamos à comunhão com os nossos irmãos e irmãs. E esta comunhão com o Corpo e Sangue de Cristo que se faz na Santa Missa, traduz-se em união fraterna, e portanto também com o que é mais difícil para nós: partilhar os bens e recolher dinheiro para a coleta a favor da Mãe Igreja de Jerusalém (cf. Rm 12, 13; 2 Cor 8-9) e para as outras Igrejas. Se quiserdes saber se sois bons cristãos, deveis orar, procurar aproximar-vos da comunhão, do sacramento da reconciliação. Mas o sinal de que o vosso coração se converteu é quando a conversão chega aos vossos bolsos, quando toca o vosso interesse: é nisso que se vê se alguém é generoso com os outros, se alguém ajuda os mais débeis, os mais pobres: quando a conversão chegar lá, tendes a certeza de que é uma verdadeira conversão. Se permanecer apenas em palavras, não é uma boa conversão.

Continuar em Documentos "Papa - 1. Catequeses - Atos dos Apóstolos"

Atos dos Apóstolos 1
Atos dos Apóstolos 2
Atos dos Apóstolos 3
Atos dos Apóstolos 4
Atos dos Apóstolos 5

Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma de 2019

Imprimir
Categoria: Notícias
Publicado em Quarta, 27 Fevereiro 2019

Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma de 2019
Fev 26, 2019 - 11:00

«A criação encontra-se em expetativa ansiosa, aguardando a revelação dos filhos de Deus» (Rm 8, 19)

Queridos irmãos e irmãs! Todos os anos, por meio da Mãe Igreja, Deus «concede aos seus fiéis a graça de se prepararem, na alegria do coração purificado, para celebrar as festas pascais, a fim de que (…), participando nos mistérios da renovação cristã, alcancem a plenitude da filiação divina» (Prefácio I da Quaresma). Assim, de Páscoa em Páscoa, podemos caminhar para a realização da salvação que já recebemos, graças ao mistério pascal de Cristo: «De facto, foi na esperança que fomos salvos» (Rm 8, 24). Este mistério de salvação, já operante em nós durante a vida terrena, é um processo dinâmico que abrange também a história e toda a criação. São Paulo chega a dizer: «Até a criação se encontra em expetativa ansiosa, aguardando a revelação dos filhos de Deus» (Rm 8, 19). Nesta perspetiva, gostaria de oferecer algumas propostas de reflexão, que acompanhem o nosso caminho de conversão na próxima Quaresma.

Continuar em Documentos "Papa - 3. Mensagens"

Catequeses do Papa sobre o Pai Nosso (décima sexta)

Imprimir
Categoria: Notícias
Publicado em Segunda, 17 Dezembro 2018

PAPA FRANCISCO
CATEQUESE SOBRE O PAI NOSSO 16
Quarta-feira, 22 de maio de 2019

Amados irmãos e irmãs, bom dia!

Hoje concluímos o ciclo de catequeses sobre o “Pai-Nosso”. Podemos dizer que a oração cristã nasce da audácia de chamar Deus com o nome de “Pai”. Esta é a raiz da oração cristã: dizer “Pai” a Deus. Mas é preciso coragem! Não se trata tanto de uma fórmula, quanto de uma intimidade filial na qual somos introduzidos por graça: Jesus é o revelador do Pai e doa-nos a familiaridade com Ele. «Não nos deixa uma fórmula para ser repetida maquinalmente. Como em toda a oração vocal, é pela Palavra de Deus que o Espírito Santo ensina os filhos de Deus a orar ao seu Pai» (Catecismo da Igreja Católica, 2766). O próprio Jesus usou diversas expressões para rezar ao Pai. Se lermos com atenção os Evangelhos, descobrimos que estas expressões de oração que afloram aos lábios de Jesus evocam o texto do “Pai-Nosso”.

Continuar em Documentos "Papa - 1. Catequeses - Pai Nosso"

Pai Nosso 1
Pai Nosso 2
Pai Nosso 3
Pai Nosso 4
Pai Nosso 5
Pai Nosso 6
Pai Nosso 7
Pai Nosso 8
Pai Nosso 9
Pai Nosso 10
Pai Nosso 11
Pai Nosso 12
Pai Nosso 13
Pai Nosso 14
Pai Nosso 15

Mensagem do Papa Francisco aos Congressistas

Imprimir
Categoria: Notícias
Publicado em Terça, 25 Setembro 2018

Roma: Mensagem do Papa Francisco
ao II Congresso internacional da catequese
20 a 23 setembro de 2018

Queridos catequistas e catequistas, bom dia!

Teria gostado tanto de pessoalmente ter partilhado convosco este momento tão importante em que vos reunis para refletir sobre a segunda parte do Catecismo da Igreja Católica, que toca conteúdos importantes e fundamentais para a Igreja e para todos os cristãos, como são a vida sacramental, a ação litúrgica e seu impacto na catequese. Monsenhor Fisichella informou-me que estais muitos, cerca de 1.500 catequistas, e que vindes de 48 países diferentes, em muitos casos acompanhados pelos vossos Bispos, a quem saúdo cordialmente. Obrigado pela vossa presença. Obrigado pelo entusiasmo com o qual cada um de vós vive o seu ser catequista na Igreja e para a Igreja.

Continuar em Documentos "Papa - 3. Mensagens"

I like very much this iPage Hosting Review because this is based on customer experience. If you need reliable web hosting service check out top list.
Joomla Templates designed by Best Cheap Hosting