slide2.png

A felicidade de dar e de se dar

Imprimir
Categoria: Notícias
Publicado em Sábado, 20 Janeiro 2018

A FELICIDADE DE DAR E DE SE DAR

“A felicidade está mais em dar do que em receber”. É São Paulo quem nos recorda esta afirmação quando se despede dos presbíteros de Éfeso, atribuindo-a a Jesus. Evoca-a para a confirmar com a sua própria experiência de trabalhar com as suas mãos para prover às suas necessidades e dos seus companheiros e também para socorrer os mais desvalidos (At 20, 33-34). O Apóstolo, na sua fadigosa missão, encontrava ainda tempo para fabricar tendas e sentia satisfação nesse trabalho pois, assim, podia ajudar outros. Ou seja, sentia-se feliz porque trabalhava para ajudar.

Num ambiente de consumismo e indiferença, esta afirmação pode parecer utópica e estranha. Na nossa forma de pensar e de agir achamos que a felicidade está em receber e que dar é um sacrifício que empobrece. De facto, parece que toda a gente associa a alegria ao receber atenções ou presentes e sente dificuldade em partilhar e em se sacrificar pelos outros. A mentalidade reinante sensibiliza-nos mais para receber do que para dar. Os pais e adultos habituam, desde cedo, os mais novos (crianças, adolescentes e jovens) a receber prendas mas raramente os despertam para a partilha, atenção e ajuda aos que mais precisam. Serão mais felizes só por receber?

Continuar em Documentos "Material de Apoio - Diversos"

ORAÇÃO PELA CATEQUESE E PELOS CATEQUISTAS

Imprimir
Categoria: Notícias
Publicado em Segunda, 08 Janeiro 2018

Já há alguns anos que os catequistas da nossa Diocese se reunem, no dia 25 de janeiro (ou numa data próxima), para rezarem pela catequese e pelos catequistas. É que neste dia se celebra a conversão de S. Paulo, o grande evangelizador, e termina o oitavário da oração pela unidade dos cristãos, que decorre de 18 a 25 de janeiro. Temos presente, neste momento de oração, duas intenções: a conversão dos evangelizadores ao Espírito do Senhor e a união dos cristãos que deve acontecer, prioritariamente, no grupo de catequistas para depois irradiar para as comunidades.

Ficheiro Oração para 25 Janeiro

Sétima Catequese do Papa sobre a Eucaristia

Imprimir
Categoria: Notícias
Publicado em Segunda, 08 Janeiro 2018

Sétima catequese do Papa sobre a Eucaristia
10 de janeiro de 2018

Prezados irmãos e irmãs, bom dia!

No percurso de catequeses sobre a celebração eucarística, vimos que o Ato penitencial nos ajuda a despojar-nos das nossas presunções e a apresentar-nos a Deus como realmente somos, conscientes de sermos pecadores, na esperança de sermos perdoados.

Precisamente do encontro entre a miséria humana e a misericórdia divina adquire vida a gratidão expressa no “Glória”, «um hino antiquíssimo e venerável com o qual a Igreja, congregada no Espírito Santo, glorifica e suplica a Deus Pai e ao Cordeiro» (Ordenamento Geral do Missal Romano, 53).

O início deste hino — “Glória a Deus nas alturas” — retoma o cântico dos Anjos no nascimento de Jesus em Belém, anúncio jubiloso do abraço entre céu e terra. Este canto inclui-nos também a nós reunidos em oração: «Gloria a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade».

Continuar em Documentos "Papa - 1.Catequeses - Eucaristia"

Primeira Catequese sobre a Eucaristia
Segunda Catequese sobre a Eucaristia
Terceira Catequese sobre a Eucaristia
Quarta Catequese sobre a Eucaristia
Quinta Catequese sobre a Eucaristia
Sexta Catequese sobre a Eucaristia

Homilia do Papa Francisco no dia 1 de Janeiro 2018

Imprimir
Categoria: Notícias
Publicado em Segunda, 08 Janeiro 2018

Homilia do Papa Francisco
na Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus

O Ano tem início sob o nome da Mãe de Deus. Mãe de Deus é o título mais importante de Nossa Senhora. Mas a alguém poderia vir a pergunta: por que dizemos «Mãe de Deus», e não Mãe de Jesus? Alguns, no passado, pediram para nos cingirmos a isto, mas a Igreja afirmou: Maria é Mãe de Deus. Devemos estar-lhe agradecidos, porque, nestas palavras, se encerra uma verdade esplêndida sobre Deus e sobre nós mesmos, ou seja: desde que o Senhor Se encarnou em Maria – desde então e para sempre –, traz a nossa humanidade agarrada a Ele. Já não há Deus sem homem: a carne que Jesus tomou de sua Mãe, continua ainda agora a ser d’Ele e sê-lo-á para sempre. Dizer «Mãe de Deus» lembra-nos isto: Deus está perto da humanidade como uma criança da mãe que a traz no ventre.

Continuar em Documentos "Papa - 5. Homilias e Temas Doutrinais"

Quinta Catequese do Papa sobre a Eucaristia

Imprimir
Categoria: Notícias
Publicado em Quinta, 28 Dezembro 2017

Quinta catequese do Papa sobre a Eucaristia
QUINTA CATEQUESE
20 DEZEMBRO 2017

Prezados irmãos e irmãs, bom dia!

Hoje gostaria de entrar ao vivo na celebração eucarística. A Missa é composta por duas partes, que são a Liturgia da Palavra e a Liturgia eucarística, tão estreitamente unidas entre si, a ponto de formar um único ato de culto (cf. Sacrosanctum concilium, 56;Ordenamento Geral do Missal Romano, 28). Portanto, introduzida por alguns ritos preparatórios e concluída por outros, a celebração é um único corpo que não se pode separar, mas para uma melhor compreensão procurarei explicar os seus vários momentos, cada um dos quais é capaz de tocar e abranger uma dimensão da nossa humanidade. É necessário conhecer estes santos sinais para viver plenamente a Missa e apreciar toda a sua beleza.

Continuar em Documentos "Papa - 1. Catequeses - Eucaristia"

I like very much this iPage Hosting Review because this is based on customer experience. If you need reliable web hosting service check out top list.
Joomla Templates designed by Best Cheap Hosting