slide4.png

Domingo do Bom Pastor

Imprimir
Categoria: Notícias
Publicado em Domingo, 03 Maio 2020 Escrito por SDEC

IV DOMINGO DA PÁSCOA

O Bom Pastor numa Igreja sinodal

1. O IV domingo da Páscoa, este ano a 3 de Maio, é o domingo do Bom Pastor e Dia Mundial das vocações. São dois níveis da mesma realidade. De facto, a missão pastoral de Cristo é, hoje, continuada pela Igreja, povo santo de Deus, na qual todos os membros têm uma vocação e uma missão. Não só os bispos e os padres mas igualmente os consagrados e os fiéis leigos. Todos participam, cada um com o seu carisma, na vocação cristã fundamental que iniciamos no Batismo, confirmamos na unção do Crisma, desenvolvemos e alimentamos na Eucaristia. Nenhum cristão está esquecido porque Deus chama cada um pelo seu nome para semear o bem, promover a fraternidade, construir a paz e a solidariedade. A força da Igreja e o seu futuro assentam, antes de mais, na maturidade da vocação batismal de todos os membros do Povo Santo de Deus. No interior da vocação cristã fundamental subsistem variadas vocações que concretizam a missão de Cristo Bom Pastor. Por isso, no domingo das vocações, interroguemo-nos: qual a missão que Deus espera de mim para dar continuidade à missão de Cristo Bom Pastor?

2. Para entendermos a missão do “Bom Pastor”, Jesus apresenta, no evangelho, duas imagens: “Eu sou a Porta”, ou seja, a via de acesso ao mistério da comunhão com Deus, fonte da luz e da vida. E “Eu sou o Bom Pastor”, Aquele que conduz pelo caminho da plena realização da vida (“a vida em abundância” diz o evangelho de hoje). O salmo deste domingo concretiza: “O Senhor é meu Pastor nada me falta”. Acompanha-nos nos momentos bons e maus da vida e cuida das nossas necessidades. E bem precisamos de quem nos acompanhe, de quem nos conheça pelo nome, nos ajude a levantar quando caímos, nos incentive a avançar quando paramos ou desanimamos. Esforcemo-nos, portanto, por conhecer e guardar a Sua Palavra: “As ovelhas seguem-no porque conhecem a sua voz”, diz no evangelho de hoje. Procuremos também a Sua presença na celebração da fé e nos sinais que a vida nos dá. Peçamos-lhe que seja a luz interior que nos ilumina nos momentos de escuridão e nos anima no cumprimento da nossa missão.

3. No domingo do Bom Pastor merecem especial atenção as vocações de consagração especial daqueles que deixam tudo para seguir Cristo e servir o povo de Deus: os que se consagram à vida religiosa pelos votos evangélicos, manifestando a prioridade do Reino de Deus; e os que são chamados ao sacramento da ordem (bispos, presbíteros e diáconos) para dar visibilidade a Cristo Servo e Bom Pastor ao serviço das comunidades cristãs. Pertence-lhes também promover as variadas vocações (ministério ordenado, consagração religiosa, matrimónio e colaboradores para os serviços pastorais). De facto, é hoje urgente passar de uma Igreja clerical (absorvida pelo clero) a uma Igreja sinodal (que dê espaço e conjugue a colaboração das variadas vocações) para que todo o povo de Deus seja envolvido na missão pastoral da Igreja.
Peçamos ao Senhor da Messe que mande operários para a Sua Messe.

D, Manuel Pelino

I like very much this iPage Hosting Review because this is based on customer experience. If you need reliable web hosting service check out top list.
Joomla Templates designed by Best Cheap Hosting