slide2.png

Pistas para a vivência da Eucaristia

PISTAS PARA A VIVÊNCIA DA EUCARISTIA

1. Preparar a proclamação de cada leitura de modo mais cuidadoso. Pode ser feito um encontro de partilha da Palavra deste domingo, que ajudará os leitores a apropriarem-se dos textos e a preparem-se melhor para a proclamação dos mesmos.

2. Preparar breves introduções. Por exemplo:

a) Introdução à celebração
O Papa Francisco, no termo do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, pediu que se pensasse num «domingo dedicado inteiramente à Palavra de Deus, para compreender a riqueza inesgotável que provém daquele diálogo constante de Deus com o seu povo» (MM, 7). Respondendo aos muitos pedidos de se poder celebrar o Domingo da Palavra de Deus em toda a Igreja e com unidade de intenções, o Papa declarou o III Domingo do Tempo Comum como o Domingo da Palavra de Deus. Nas suas palavras, «a dedicação dum domingo do Ano Litúrgico à Palavra de Deus permite, antes de mais nada, fazer a Igreja reviver o gesto do Ressuscitado que abre, também para nós, o tesouro da Sua Palavra, para podermos ser no mundo arautos desta riqueza inexaurível» (cf. AI, 2).De pé, acolhamos o cortejo litúrgico e cantemos com alegria!)

b) Introdução antes das leituras
O Concílio Vaticano II ensina que «a Igreja venerou sempre as divinas Escrituras como venera o próprio Corpo do Senhor, não deixando jamais, sobretudo na Sagrada Liturgia, de tomar e distribuir aos fiéis o pão da vida, quer da mesa da palavra de Deus quer da do Corpo de Cristo» (DV 21). As duas partes da Missa constituem um «único ato de culto» (SC46). «Nas leituras, comentadas pela homilia, Deus fala ao Seu povo, revela-lhe o mistério da redenção e salvação e oferece-lhe o alimento espiritual. Pela Sua Palavra, o próprio Cristo está presente no meio dos fiéis. O povo faz sua esta palavra divina, com o silêncio e com os cânticos e a ela adere com a profissão de fé. Assim alimentado, eleva a Deus as suas preces na oração universal pelas necessidades de toda a Igreja e pela salvação do mundo inteiro. (IGMR 55).

3. Destacar o ambão com a cor litúrgica correspondente; pode fazer-se um caminho com flores e pequenas velas.

4. Chamar a atenção para o Evangeliário
O Evangeliário pode ser colocado em destaque e solenizado numa procissão de entrada: pode fazer-se a aclamação ao Evangelho acompanhando a deslocação do diácono ou do presbítero desde o altar ao ambão e utilizar incenso.

5. Proclamação do Evangelho:
Pode-se convidar algumas crianças a ficar em semicírculo em frente do ambão com pequenas velas acesas.

6. Oração eucarística
Prefácio da Oração Eucarística II que apresenta Jesus como a Palavra por quem tudo foi criado ou Prefácio dos Apóstolos II que refere o anúncio do Evangelho a todos os povos. Nestes casos pode rezar-se a Oração Eucarística I que menciona os santos, os apóstolos, os mártires de todas as gerações pelas quais a Palavra foi transmitida ao longo dos séculos. Pode também seguir-se a Oração Eucarística V/A que faz referência à palavra do Evangelho pela qual se forma a Igreja e se anuncia a sua missão profética e ainda pela referência explícita ao episódio bíblico dos discípulos de Emaús.

I like very much this iPage Hosting Review because this is based on customer experience. If you need reliable web hosting service check out top list.
Joomla Templates designed by Best Cheap Hosting