slide1.png

Assembleia Diocesana de Catequistas

ASSEMBLEIA DIOCESANA DE CATEQUISTAS

Duzentos e dez catequistasda nossa Diocese, na sua maioria coordenadores de catequese, participaram na manhã de domingo, dia 23 de setembro, na habitual Assembleia. Esta iniciou-se com a oração da manhã presidida pelo nosso Bispo que aproveitou para saudar os catequistas e lhes dar algumas pistas para a vivência do novo ano baseadas na sua recente Carta Pastoral.

De seguida, o Dr. Juan Ambrósio, professor na Universidade Católica Portuguesa, desenvolveu o tema “Discípulos de Jesus. Discípulos com Jesus” motivando os participantes a acrescentarem também a frase: “Discípulos como Jesus” no sentido “à maneira de Jesus”.

Desenvolveu o tema em três pontos. Primeiro: Pressupostos para uma reflexão (o cristianismo tem como fundamento, meta e estrutura uma experiência de encontro com Jesus Cristo; com Deus e com o ser humano e a sua história). Segundo: A missão coração da identidade cristã concretiza-se no anúncio da Palavra, na celebração da fé, e na vivência da caridade; etodos devem estar unidos, cimentados, tecidos, e sustentados pela comunhão, de tal modo que se pode dizer-se que “não é a igreja que tem uma missão, mas é a missão que tem uma igreja”. No terceiro ponto: A catequese e os catequistas: Interpelações à luz da Evangelii Gaudium, sublinhou algumas das acentuações desta Carta do Papa Francisco e também do documento da Conferência Episcopal “A Alegria do encontro com Jesus Cristo”, nomeadamente a centralidade do Kerigma e a inicação mistagógica. E concluiu que é pedido ao catequista e a toda a comunidade que se passe do modelo escolar ao catecumenal e ainda que seja um mensageiro alegre, de propostas elevadas, um cuidador do bem e da beleza e alguém que resplandeça uma vida fiel ao Evangelho.

Num terceiro tempo foi dada a conhecer uma experiência de inclusão de crianças com deficiência na catequese, que uma paróquia da cidade já concretiza há cinco anos com uma menina surda, filha de pais surdos profundos. Foi focada a forma como a comunicação foi evoluindo até à concretização de um protocolo com a Escola Superior de Educação, o que possibilita a presença de tradutores de língua gestual no encontro de catequese, e permite uma total integração da menina e de seus pais, que por norma nele participam. Nesta Assembleia os pais deram testemunho da forma como têm vivido esta caminhada catequética da filha, e formularam votos de que estas experiências de integração se multipliquem pelas paróquias de modo a que todos se sintam integrados pois têm direito a conhecer a Mensagem e o Amor de Jesus Cristo.

I like very much this iPage Hosting Review because this is based on customer experience. If you need reliable web hosting service check out top list.
Joomla Templates designed by Best Cheap Hosting