slide3.png

Advento

Imprimir
Categoria: Notícias
Publicado em Sábado, 09 Dezembro 2017 Escrito por SDEC

“ ADVENTO - é o tempo que nos é dado para acolher o Senhor que vem ao nosso encontro, para verificar o nosso desejo de Deus, para olhar em frente e prepararmo-nos para a vinda de Cristo, que vem a nós de diversas maneiras, como na festa de Natal que recorda sua vinda histórica, mas também sempre que estivermos dispostos a recebê-lo”.

Ver primeiro domingo
Ver segundo domingo

Nos últimos domingos, a liturgia sublinhou o significado de estar numa atitude vigilante e o que envolve concretamente a preparação do caminho do Senhor.

Neste terceiro domingo de Advento, chamado "Domingo da Alegria", a liturgia convida-nos a compreender o espírito com que tudo isto acontece, isto é, precisamente, a alegria. São Paulo convida-nos a preparar a vinda do Senhor assumindo três atitudes. Vede bem: três atitudes. Primeiramente, alegria constante; segundo, oração perseverante, e, em terceiro lugar, a contínua ação de graças. Alegria constante, oração perseverante e ação de graças contínua.

A primeira atitude, a alegria constante: «Estai sempre felizes» (1 Tessalonicenses 5,16), diz São Paulo. O mesmo que dizer permanecer sempre na alegria, mesmo quando as coisas não estão de acordo com os nossos desejos; Mas é uma alegria profunda, que é a paz: também esta é alegria, está dentro. E a paz é uma alegria "ao nível do solo", mas é uma alegria. Ansiedades, dificuldades e sofrimentos passam pela vida de cada um, todos nós os conhecemos; e muitas vezes a realidade que nos rodeia parece ser inóspita e árida, semelhante ao deserto em que a voz de João Batista ressoou, como lembra o Evangelho de hoje (Jo 1,23). Mas as palavras do Batista revelam que a nossa alegria repousa sobre uma certeza, de que este deserto está habitado: «No meio de vós – diz ele – está aquele que vós não conheceis» (versículo 26). Este é Jesus, o enviado do Pai que vem, como ressalta Isaías, «a levar a boa-nova aos que sofrem, para curar os desesperados, para anunciar a libertação aos exilados e a liberdade aos prisioneiros; para proclamar um ano da graça do Senhor (61,1-2). Estas palavras, que Jesus fará suas no discurso da sinagoga de Nazaré (Lc 4, 16-19), esclarecem que a sua missão no mundo consiste na libertação do pecado pessoal e social e da escravidão que ele produz. Ele veio à terra para devolver aos homens a dignidade e a liberdade dos filhos de Deus, que somente Ele pode comunicar e dar alegria por isso.

A alegria que caracteriza a expectativa do Messias baseia-se na oração perseverante: esta é a segunda atitude. São Paulo diz: «Rezem sem interrupção» (1 Tessalonicenses 5:17). Através da oração, podemos entrar num relacionamento estável com Deus, que é a fonte da verdadeira alegria. A alegria do cristão não é comprada, não pode ser comprada; Ela vem da fé e do encontro com Jesus Cristo, o motivo da nossa felicidade. E quanto mais estamos enraizados em Cristo, quanto mais nos aproximamos de Jesus, mais encontramos a serenidade interior, mesmo no meio das contradições diárias. Por esta razão, o cristão, tendo encontrado Jesus, não pode ser um profeta do infortúnio, mas um testemunho e um arauto da alegria. Uma alegria para compartilhar com os outros; uma alegria contagiosa que torna a jornada da vida menos cansativa.

A terceira atitude indicada por Paulo é o dar continuamente graças, isto é, um amor agradecido e reconhecido a Deus. Ele, de facto, é realmente muito generoso connosco e somos convidados a reconhecer sempre os Seus benefícios, o Seu amor misericordioso, a Sua paciência e bondade, vivendo assim numa incessante ação de graças.

Alegria, oração e gratidão são três atitudes que nos preparam para viver o Natal de uma maneira autêntica. Alegria, oração e gratidão. Vamos todos dizer juntos: alegria, oração e gratidão! Outra vez! [ndr: as pessoas repetem na praça]. Nesta última parte do tempo do Advento, confiamos a intercessão materna da Virgem Maria. Ela é "a causa da nossa alegria", não só porque ela gerou Jesus, mas porque ela continuamente nos remete para Ele.

 

I like very much this iPage Hosting Review because this is based on customer experience. If you need reliable web hosting service check out top list.
Joomla Templates designed by Best Cheap Hosting