slide1.png

Celebrar a JMJ lisboa 2023

Imprimir
Categoria: Notícias
Publicado em Quinta, 31 Agosto 2023 Escrito por SDEC

Lisboa, 30 ago 2023 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), da Conferência Episcopal Portuguesa, informa que já está disponível a nova proposta nacional para a Catequese com adolescentes, um material para ser usado entre setembro e dezembro de 2023.

‘Celebrar a JMJ lisboa 2023 – Experiências que mudam a nossa vida’ é o novo subsídio para a catequese nacional do com adolescentes, do 7º, 8º, 9º e 10º anos, informa o SNEC, em nota enviada à Agência ECCLESIA.

A nova proposta, de setembro a dezembro de 2023, destina-se aos adolescentes dos 12 aos 15 anos, de todas as dioceses, “que tenham participado ou não na Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa”.

A partir de janeiro de 2024, o portal ‘Educris’, do Secretariado Nacional da Educação Cristã, informa que o tempo do “aprofundamento mistagógico e o discipulado missionário” vão contar com novos materiais catequéticos, resultado do trabalho entre o SNEC, a Salesianos Editora e o grupo de trabalho do Itinerário de Iniciação à Vida Cristã das Crianças e dos Adolescentes com as Famílias, que foi aprovado pelos bispos de Portugal, em abril de 2022.

‘Celebrar a JMJ lisboa 2023’, o material para o primeiro trimestre da catequese com adolescentes, quer recordar a “experiência do maior encontro de jovens do mundo”, a primeira edição internacional da Jornada Mundial da Juventude em Portugal, que decorreu de 1 a 6 de agosto.

“A catequese não podia deixar de propor aos adolescentes um caminho para saborear este acontecimento, relevando a sua importância na vida dos jovens de hoje e do futuro. Por isso, nasceu o módulo catequético ‘Celebrar a JMJ Lisboa 2023, Experiências que mudam a nossa vida’, com o qual se pretende fazer memória da JMJ e acolher os desafios lançados pelo Papa aos jovens na sua estadia em Lisboa”, explica a equipa de redação, na apresentação deste material.

A coordenadora do Departamento de Catequese no SNEC explica que é a consequência natural da proposta dos “últimos quatro anos na catequese com os adolescentes” e reflete todo o trabalho preparatório da própria JMJ onde “muitos dos catequizandos adolescentes envolveram-se nos Comités de Organização Paroquial, diocesana e no acolhimentos dos símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude que percorreram todas as dioceses do País”.

“Com esta proposta queremos olhar para estas experiências de Igreja alargada e permitir fazer eco e memória desta experiência de vida nova no Espírito”, acrescentou a irmã Arminda Faustino, informa o portal ‘Educris’.

A metodologia “recupera do ‘Say Yes’ os diferentes momentos” e os mais novos vão ser desafiados a “trabalhar a partir da sua própria experiência de vida”, segundo os autores, todos fazem parte da ‘Geração JMJ 2023’ e são chamados a “aprofundar o significado desta JMJ, extraindo para a vida pessoal e comunitária a luz que brota desta bela experiência de fé”.

O SNEC desenvolveu a proposta de caminho ‘Say Yes’- aprender a dizer sim’, iniciativa que preparação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, durante os últimos quatro anos.

I like very much this iPage Hosting Review because this is based on customer experience. If you need reliable web hosting service check out top list.
Joomla Templates designed by Best Cheap Hosting