Celebrar a JMJ lisboa 2023
Lisboa, 30 ago 2023 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), da Conferência Episcopal Portuguesa, informa que já está disponível a nova proposta nacional para a Catequese com adolescentes, um material para ser usado entre setembro e dezembro de 2023.
‘Celebrar a JMJ lisboa 2023 – Experiências que mudam a nossa vida’ é o novo subsídio para a catequese nacional do com adolescentes, do 7º, 8º, 9º e 10º anos, informa o SNEC, em nota enviada à Agência ECCLESIA.
A nova proposta, de setembro a dezembro de 2023, destina-se aos adolescentes dos 12 aos 15 anos, de todas as dioceses, “que tenham participado ou não na Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa”.
A partir de janeiro de 2024, o portal ‘Educris’, do Secretariado Nacional da Educação Cristã, informa que o tempo do “aprofundamento mistagógico e o discipulado missionário” vão contar com novos materiais catequéticos, resultado do trabalho entre o SNEC, a Salesianos Editora e o grupo de trabalho do Itinerário de Iniciação à Vida Cristã das Crianças e dos Adolescentes com as Famílias, que foi aprovado pelos bispos de Portugal, em abril de 2022.
‘Celebrar a JMJ lisboa 2023’, o material para o primeiro trimestre da catequese com adolescentes, quer recordar a “experiência do maior encontro de jovens do mundo”, a primeira edição internacional da Jornada Mundial da Juventude em Portugal, que decorreu de 1 a 6 de agosto.
“A catequese não podia deixar de propor aos adolescentes um caminho para saborear este acontecimento, relevando a sua importância na vida dos jovens de hoje e do futuro. Por isso, nasceu o módulo catequético ‘Celebrar a JMJ Lisboa 2023, Experiências que mudam a nossa vida’, com o qual se pretende fazer memória da JMJ e acolher os desafios lançados pelo Papa aos jovens na sua estadia em Lisboa”, explica a equipa de redação, na apresentação deste material.
A coordenadora do Departamento de Catequese no SNEC explica que é a consequência natural da proposta dos “últimos quatro anos na catequese com os adolescentes” e reflete todo o trabalho preparatório da própria JMJ onde “muitos dos catequizandos adolescentes envolveram-se nos Comités de Organização Paroquial, diocesana e no acolhimentos dos símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude que percorreram todas as dioceses do País”.
“Com esta proposta queremos olhar para estas experiências de Igreja alargada e permitir fazer eco e memória desta experiência de vida nova no Espírito”, acrescentou a irmã Arminda Faustino, informa o portal ‘Educris’.
A metodologia “recupera do ‘Say Yes’ os diferentes momentos” e os mais novos vão ser desafiados a “trabalhar a partir da sua própria experiência de vida”, segundo os autores, todos fazem parte da ‘Geração JMJ 2023’ e são chamados a “aprofundar o significado desta JMJ, extraindo para a vida pessoal e comunitária a luz que brota desta bela experiência de fé”.
O SNEC desenvolveu a proposta de caminho ‘Say Yes’- aprender a dizer sim’, iniciativa que preparação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, durante os últimos quatro anos.