slide4.png

Formação - Ser Catequista

Imprimir
Categoria: SDEC
Publicado em Segunda, 19 Setembro 2022

Formação “SER CATEQUISTA”

“Ser Catequista” é um itinerário de formação para a nobre e bela tarefa de suscitar e alimentar a fé daqueles que encontras na catequese. Uma caminhada em 13 momentos, com o nome de Catequeses, que pretendem ser verdadeiros encontros com Jesus Cristo Ressuscitado, durante os quais se procura fortalecer a fé, acolher a identidade de discípulo missionário, e amadurecer o chamamento dos catequistas para o desafio evangelizador que assume na comunidade cristã.

Na linha do novo Diretório para a Catequese, sem deixar de abordar alguns conteúdos essenciais da fé, e temas de pedagogia, para melhor saber e saber fazer catequese, esta formação centra-se naquela que é a dimensão mais profunda do catequista, o seu ser, ajudando-o a «amadurecer como pessoa, como crente e como apóstolo» (DpC 136).

O “Ser Catequista” está estruturado em 13 catequeses:
1 – A alegria do encontro com Jesus Cristo
2 – Jesus revela-nos o Pai
3 – O encontro com Cristo ressuscitado
4 – O Espírito Santo, Senhor que dá a vida
5 – A Igreja, comunidade dos discípulos de Jesus
6 – Esta é a nossa fé, esta é a fé da Igreja
7 – A comunidade cristã, lugar da catequese
8 – A pedagogia de Jesus
9 – Deus fala ao seu povo
10 – Jesus é a Palavra de Deus
11 – Os interlocutores da catequese e o seu contexto
12 – Pedagogia e metodologia do encontro de catequese
13 – Celebração final

Descarregar o documento completo aqui.

Família torna-te aquilo que és

Imprimir
Categoria: SDEC
Publicado em Segunda, 04 Julho 2022

 

Manuela Miranda

“Família, torna-te aquilo que és!”
(S. João Paulo II)

Depois de um mês marcado por muitas festividades, com alguns meninos a fazerem a sua Primeira Comunhão e outros a Profissão de Fé, decorre agora, nas nossas paróquias, o encerramento do ano catequético. Por um lado, temos a consciência de dever cumprido, mais um ano de dedicação à transmissão da fé e ao anúncio do Evangelho, por outro lado, quando vemos as igrejas a ficarem ainda mais vazias no tempo de férias, questionamo-nos sobre a eficácia dos nossos encontros de catequese.

Em que é que falhamos? Porque razão não conseguimos que haja um efetivo assumir da centralidade da Eucaristia na vivência da fé? Não é à falta de testemunhos claros sobre o modo como Jesus permanece vivo na hóstia consagrada, que é o Alimento para aqueles que querem ser fiéis ao seu modo de viver. Neste mundo tão descristianizado, no qual a presença de Deus está muito obscurecida por frivolidades e ataques à dignidade humana, é preciso ser-se firme e forte para não seguir a grande maioria. É bastante mais cómodo e apetecível ficar na cama ou ir passear com os amigos do que ir à Missa.

Continuar em Documentos "Material de Apoio - Diversos"

Via Sacra da Catequese

Imprimir
Categoria: SDEC
Publicado em Segunda, 21 Março 2022

Descarregar o ficheiro
Descarregar o ficheiro com imagens

Ministérios laicais para uma Igreja Ministerial

Imprimir
Categoria: SDEC
Publicado em Sexta, 24 Junho 2022

Ministérios laicais para uma Igreja Ministerial

Introdução

1. A doutrina do Concílio Vaticano II sobre a presença e a ação do Espírito Santo na vida da Igreja (cf. LG 4) esboça a missão de Cristo culminada na Páscoa (SC 5): desde então o Espírito Santo enriquece a Igreja e guia-a com diversos dons hierárquicos e carismáticos: «há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo; há diversidade de serviços, mas o Senhor é o mesmo; há diversos modos de agir, mas é o mesmo Deus que realiza tudo em todos. A cada um é dada a manifestação do Espírito, para proveito comum» (1Cor 12,4-7; cf. Ef 4,11-13).

Nesta convicção de fé, o Concílio Vaticano II projetou uma Igreja pluriministerial, rica de pastores, de profetas, de doutores, de anciãos, entre outros, na qual se manifesta a fecundidade carismática do Espírito do Ressuscitado. Deste modo superou a ideia de que os carismas pertenciam apenas à Igreja primitiva ou eram reservados apenas à função hierárquica. O Decreto Apostolicam actuositatem (cf. AA 3,4,30) afirma que o Espírito Santo infunde carismas particulares nos batizados, para que estes contribuam para a edificação da Igreja e para o bem de todos com o seu próprio dom.

Continuar em Documentos "Material do SDEC - Ano 2021-22"

Oração pela JMJ 2023

Imprimir
Categoria: SDEC
Publicado em Quarta, 23 Fevereiro 2022

Dia JMJ! Todos os 23 de cada mês, não é feira! É Jornada!

A grande data começa a aproximar-se, tal como a emoção e o entusiasmo para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023! Vem viver e rezar cada dia 23 com a JMJ no coração!

Celebraremos na nossa casa, a Sé Velha, em Coimbra.

Deves estar na Sé Velha às 21h15 (entrada principal) e trazer contigo um papel, uma caneta, e máscara.

Se preferires não conseguires estar presencialmente, poderás assistir online à oração:
página FB: www.facebook.com/codcoimbrajmj
link transmissão: https://fb.me/e/cEQbFVK9d

Acompanha-nos nesta viagem rumo à Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 e faz-te presente no Dia JMJ JANEIRO: quarta-feira dia 23 de fevereiro às 21h30, organizado pelo Secretariado Diocesano de Evangelização e Catequese.

Hugo Sérgio Monteiro
Equipa Coordenação
Comité Organizador Diocesano Coimbra - JMJ 2023
codcoimbrajmj.com

Subcategorias

  • Departamentos

    departamentosO SDEC encontra-se organizado por departamentos nesta secção apresentamos os objetivos e os respetivos responsáveis.

I like very much this iPage Hosting Review because this is based on customer experience. If you need reliable web hosting service check out top list.
Joomla Templates designed by Best Cheap Hosting