
Realização do Curso Geral I e II
Nos dias 25 e 26 de janeiro realizou-se no Seminário Maior de Coimbra o Curso Geral I – Doutrina, frequentado por 18 catequistas de várias paróquias da diocese. O Curso abordou os temas Revelação Divina, Jesus Cristo, Igreja, Espiritualidade e Oração e Sacramentos.
Nos dias 1 e 2 de Fevereiro realizou-se no Seminário Maior de Coimbra o Curso Geral II – Catequética, frequentado por 24 catequistas de várias paróquias da diocese.
O P. Rodolfo Leite abordou os temas “A metodologia e a pedagogia catequéticas” e “O desenvolvimento espiritual e comportamentos”.
No âmbito destes temas e reportando-se ao conteúdo do Directório Geral da Catequese nºs 139 a 162, o orador salientou que, em contexto catequético, mais importante que os métodos é a atitude de quem os transmite. Assim, o catequista, chamado por Deus a transmitir a mensagem cristã, deve fazê-lo sempre numa atitude de acolhimento, sem nunca esquecer o tipo e enquadramento pessoal, familiar e social da cada catequizando - criança ou adolescente -, devendo a sua actividade convergir sempre para o essencial: o anúncio eficaz de Jesus Cristo.
Por sua vez o P. Carlos Delgado desenvolveu os temas “O projecto de Deus: felicidade do homem” e “A Sagrada Escritura: livro de oração”.
No primeiro fez referência à origem e evolução da antropologia ao longo do tempo, salientando depois a relação entre a catequese e a antropologia cristã, sublinhando o valor que o homem tem para Deus, apesar de todas as suas fragilidades.
Relativamente ao segundo tema, destacou o facto dos catequistas deverem ter um bom conhecimento da Sagrada Escritura, que precisa de ser lida, meditada e rezada, para que produza fruto neles e a possam assim irradiar à sua volta.
A “Psicologia dos catequizandos” foi o tema desenvolvido por Nazarete Catré que abordou as várias etapas de desenvolvimento psicológico da criança/adolescente bem como as várias influências que vai assimilando durante o seu crescimento.
Para aplicação prática do curso foi proposta a preparação de quatro sessões de catequese de anos diferentes e para grandes e pequenos grupos de catequizandos, que foram depois apresentadas pelos diversos grupos encarregados de as desenvolver.
A Eucaristia foi o ponto culminante destes dois cursos. Os catequistas foram convidados a continuarem em casa a sua formação que, em jeito de estágio, será acompanhada pela equipa do SDEC ao longo do ano catequístico.
Uma participante