slide1.png

Resumo da 1ª Conferência

Imprimir
Categoria: Notícias
Publicado em Quinta, 09 Março 2023 Escrito por SDEC

Aprender com os apóstolos a transmitir a fé

Resumo do 1º encontro

Bases fundamentais para transmitir
a fé dos apóstolos

Do livro dos Atos dos Apóstolos Atos 1, 12-26

“Desceram, então, do monte chamado das Oliveiras, situado perto de Jerusalém, à distância de uma caminhada de sábado, e foram para Jerusalém. Quando chegaram à cidade, subiram para a sala de cima, no lugar onde se encontravam habitualmente. Estavam lá: Pedro, João, Tiago, André, Filipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelota, e Judas, filho de Tiago. E todos unidos pelo mesmo sentimento, entregavam-se assiduamente à oração, com algumas mulheres, entre as quais Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos de Jesus. (Eleição de Matias). Por aqueles dias, Pedro levantou-se no meio dos irmãos - encontravam-se reunidas cerca de cento e vinte pessoas - e disse: «Irmãos, era necessário que se cumprisse o que o Espírito Santo anunciou na Escritura pela boca de David a respeito de Judas, que foi o guia dos que prenderam Jesus. (…). E ainda: ‘Receba outro o seu encargo.’ Portanto, de entre os homens que nos acompanharam durante todo o tempo em que o Senhor Jesus viveu no meio de nós, a partir do batismo de João até ao dia em que nos foi arrebatado para o Alto, é indispensável que um deles se torne, connosco, testemunha da sua ressurreição.» Designaram dois: José, de apelido Barsabás, chamado Justo, e Matias. Fizeram, então, a seguinte oração: «Senhor, Tu que conheces o coração de todos, indica-nos qual destes dois escolheste para ocupar, no ministério apostólico, o lugar abandonado por Judas, que foi para o lugar que merecia.». Depois, tiraram à sorte, e a sorte caiu em Matias, que foi incluído entre os onze Apóstolos. Atos 1, 12-26.

1: Jesus continua presente e atuante através da Igreja dos apóstolos

Este texto é o primeiro dos famosos sumários de São Lucas nos Atos dos Apóstolos: m resumo do essencial mostrando a continuidade do passado com o presente e o futuro (retrospetiva e prospetiva). Neste primeiro mostra que a Igreja de Jesus permanece e continua a Sua missão através dos apóstolos que escolhera e preparara. Terá este pequeno rebanho capacidade para levar o evangelho a todos os povos e nações?

2: Comunidade orante

Refere São Lucas neste sumário o que é mais importante para preparar a vinda do Espírito e a missão que Jesus lhes confiara: “oração comunitária, unânime, assídua, persistente” (v/14). A primeira tarefa e a primeira caraterística da Igreja dos Apóstolos, o pequeno rebanho que expandiu a fé cristã pelo mundo inteiro, é a oração. Precisamos de reaprender a fazer oração: oração rezada, meditada, participada e cantada.

3: Comunhão eclesial

Outra caraterística fundamental da Igreja apostólica é a comunhão eclesial alicerçada na continuidade e na fidelidade aos doze apóstolos, as colunas da Igreja. No interior da colegialidade sobressai o Primado de Pedro e a pedagogia da sinodalidade. A consulta e envolvimento da comunidade são uma pedagogia recorrente. Não se conhece nesta altura sinais de uma igreja clerical, absorvida e orientada monarquicamente pelo clero. Hoje é urgente recuperar a sinodalidade. Também na catequese. Um catequista não pode nem deve trabalhar sozinho na transmissão da fé. Colabora com os pais; age em nome do Senhor e como enviado da Igreja; trabalha em sinodalidade com outros catequistas.

4: Testemunhas da Ressurreição

Pedro lembra os critérios de escolha que são também as caraterísticas que devemos fazer desabrochar em nós: ter um conhecimento vivido do principais acontecimentos da vida de Jesus, desde o batismo até à glorificação ou ascensão aos céus (mistérios de Jesus), “ter estado com Ele nestes acontecimentos”. O centro que lhes dá compreensão e harmonia é a ressurreição: ”Tornar-se com eles, apóstolos, testemunhas da ressurreição” é o essencial da missão dos mensageiros do evangelho.

5: Anunciar a Ressurreição como transformação do presente.

Anunciar a ressurreição como um acontecimento (mistério) que transforma vida presente e faz surgir em nós e no mundo rebentos de novidade. Não ilumina apenas a eternidade, oferece também intensidade e esperança às tribulações do presente. Anunciar a Ressurreição é a principal missão da Igreja. Como nos apóstolos, precisa de alicerçar-se numa experiência vivida. Que oportunidades temos para fortalecer esta experiência? Importância do ano litúrgico como principal escola para acompanhar os mistérios de Jesus. Sugestões para viver o ano litúrgico e levar os catequizandos e vivê-lo

Algumas direções para: “reaprender a oração”:
• Da oração exterior de palavras, à oração interior do coração e dos sentimentos.
• Da oração em quantidade à intensidade da oração.
• Do “recitar orações e pedir”, ao encontro pessoal com o Senhor e ao louvor
• Do subjetivo e pietista (e “mágico”), à inspiração e fundamentação bíblica e eclesial.
• Da evasão à transformação da vida.
• Precisamos de progredir continuamente e de introduzir os catequizandos na “oração do coração”.

Que caminhos seguir para cultivar esta forma evangélica de fazer oração?

I like very much this iPage Hosting Review because this is based on customer experience. If you need reliable web hosting service check out top list.
Joomla Templates designed by Best Cheap Hosting