slide2.png

Importância dos ritos

Imprimir
Categoria: Notícias
Publicado em Sábado, 16 Dezembro 2017 Escrito por SDEC

Importância educativa dos ritos

A época do Advento e do Natal é fértil em ritos que podem proporcionar uma preciosa ajuda na transmissão de valores e

em criar disposição para a fé. As pessoas, particularmente as crianças, participam com gosto e ternura nestes ritos que lhes tocam o coração, como: beijar o Menino; construir o presépio; partilhar prendas; dar atenção aos mais frágeis.

São ritos que traduzem sentimentos interiores, convidam a atitudes humanas, falam do mistério da presença transcendente de Deus.

As pessoas precisam de ritos para assinalar momentos marcantes da existência ou acontecimentos decisivos. Não vivemos só das ideias, dos instintos e dos valores materiais. Precisamos também do afeto e dos símbolos. As ideias esquecem com frequência; as imagens podem concretizar melhor a mensagem. Mas é o que fazemos e experimentamos que mais eficazmente permanece para a vida. Também a fé se aprende e se transmite através de ritos quando estes exprimem e despertam atitudes.

Na segunda metade do século XX, fomos envolvidos por uma onda de racionalismo que nos levou a pôr de parte muitos ritos. Precisamos de os recuperar e valorizar pois sem eles ficamos mais pobres de sentido para a vida e de humanismo. Se queremos que as crianças venham à missa não podemos recomendar-lhes apenas que estejam “quietas e caladas”. Precisamos de as envolver e levar a viver, pedindo-lhes alguma participação em ritos e gestos. A missa oferece muitos: benzer-se com água benta ao entrar na Igreja, a consciencializar a vida nova no Espírito Santo; genuflexão ou inclinação quando nos aproximamos do sacrário ou do altar, para avivar a fé na presença do Senhor; participar no cortejo de entrada ou na procissão para o ofertório ou para a comunhão, na saudação da paz e noutros.

Também na vida cristã da família, os ritos são indispensáveis para a criação de ambiente de encontro, de acolhimento e de convívio atento a todos. É muito educativo que todos se coloquem à mesa ao mesmo tempo, sem “smartfones” nem televisão, para mostrar que as pessoas presentes são mais importantes; é formativo fazer, no início da refeição, uma breve oração para dar graças pelos alimentos e despertar o sentido de gratidão, de respeito pelos dons da natureza e de solidariedade para com todos; na mesma linha, é recomendável a bênção das casas pela Páscoa; a oração quotidiana, acompanhada de alguns ritos, como benzer-se e erguer as mãos, é uma fonte que alimenta relação com Deus e ilumina a vida. Muitos outros ritos familiares podem proporcionar uma base sólida de educação da fé.

Jesus empregou várias vezes a pedagogia dos ritos, embora tenha censurado alguns, vazios de significado ou feitos para exibição. Convida-nos, assim, a vivê-los como expressão e testemunho da fé.

D. Manuel Pelino – Bispo emérito de Santarém

I like very much this iPage Hosting Review because this is based on customer experience. If you need reliable web hosting service check out top list.
Joomla Templates designed by Best Cheap Hosting