slide3.png

Ecos da Assembleia Geral de Catequistas

Imprimir
Categoria: Notícias
Publicado em Quinta, 28 Setembro 2017 Escrito por SDEC

ECOS
DA ASSEMBLEIA GERAL DE CATEQUISTAS
24 de Setembro de 2017

 

A 1ª Assembleia Geral de Catequistas de 2017-2018, promovida pelo Secretariado Diocesano de Evangelização e Catequese da Diocese de Coimbra (SDEC), decorreu na manhã do passado dia 24 de Setembro, no auditório do Colégio São Teotónio, em Coimbra, com casa cheia. Após a Oração Inicial presidida pelo nosso Bispo, este proferiu umas breves palavras introduzindo-nos na ideia central do novo Plano Pastoral para o próximo triénio, cujo lema é “Aproximai-vos do Senhor”.

Num primeiro tempo, a Teresa Costa e o Francisco Gil, falaram sobre a Carta Pastoral emanada pela Conferência Episcopal Portuguesa “Catequese: a Alegria do Encontro com Jesus Cristo”, documento que foi distribuido gratuitamente a todos os presentes; no segundo tempo, a Família Power deu o seu testemunho de família com uma profunda vivência cristã.

 

A Teresa Costa salientou a importância das próximas Jornadas Nacionais de Catequese a decorrer em Fátima nos dias 3, 4 e 5 de Novembro. De seguida referiu que já há algumas datas ocupadas com Formação para Catequistas, mas ainda há disponibilidade do SDEC para fazer formação noutros Arciprestados, Unidades Pastorais e mesmo Paróquias que o desejem, para o que deverão contactar a secretaria do SDEC: Centro Pastoral Diocesano: Estela Martins, geral: 239 792 344; secretariado: 239 792 346; 919 450 314, This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. .

De seguida, o Francisco Gil, pedindo a todos para “meditar e mastigar” este novo documento, falou-nos da premência por todos sentida da Evangelização, referida de modo especial pelos últimos Papas, e da melhoria que se faz sentir em doze anos, entre as duas Cartas dos nossos Bispos sobre a Catequese, acentuando as actuais catequeses para jovens e para adultos entretanto implementadas, e já existentes em muitas paróquias da nossa Diocese. De seguida, referiu algumas diferenças de acentuação na forma como deveremos olhar para a Catequese, e que todos nos temos que adaptar. A realidade mudou, e assim deve mudar também a nossa abordagem à Catequese que deverá ser um “encontro com Jesus”, o qual está no centro da nossa vida, e é através do nosso testemunho de alegria, de fé e de partilha, que os catequizandos, sejam de que idade forem, poderão encontrar-se com Jesus. É importante deixar uma catequese escolarizada, de normas, e fazer encontros com mais oração e silêncio; propôr retiros, fomentar encontros conjuntos, independentemente das idades e incluindo as famílias, porque é urgente a ligação entre os vários escalões etários porque todos aprendemos com as experiências de fé uns dos outros.

Seguiu-se a família da Teresa e do Niall Power, que com a sua experiência maravilhosa de vida de oração familiar se sentiu chamada a partilhá-lha com outras famílias, fundando o Movimento das Famílias de Caná. A Teresa partilhou connosco, de uma forma espontânea, alegre e cheia de vida, vivências do quotidiano de uma família de sete filhos, incluindo o episódio doloroso da partida para o Pai de um pequenino de 1 ano e meio. Mostrou-nos como se contam histórias da Bíblia a crianças de todas as idades, e como cada um absorve o que a sua idade e discernimento lhes permite, partilhando com os seus testemunhos nos diversos meios que frequentam. Mostrou-nos o “Cantinho da Oração” preparado para os diferentes tempos litúrgicos, e a “Arca do Tesouro”... como se pode transformar o “Dia das Bruxas” no “Dia de Todos os Santos”, em que cada um se mascara de acordo com o seu Santo Padroeiro. Todos os presentes ficaram entusiasmados e comovidos com os testemunhos da Família Power e muitos foram os pedidos de contactos, que se encontram na página: http://www.familiasdecana.pt/.

O SDEC agradece a presença de todos, e em especial à Família Power pela sua alegria, pela sua dinâmica e pelo seu testemunho.

I like very much this iPage Hosting Review because this is based on customer experience. If you need reliable web hosting service check out top list.
Joomla Templates designed by Best Cheap Hosting