slide1.png

Realização do Curso Geral I e II

Imprimir
Categoria: Actividades
Publicado em Quinta, 06 Fevereiro 2014

Nos dias 25 e 26 de janeiro realizou-se no Seminário Maior de Coimbra o Curso Geral I – Doutrina, frequentado por 18 catequistas de várias paróquias da diocese. O Curso abordou os temas Revelação Divina, Jesus Cristo, Igreja, Espiritualidade e Oração e Sacramentos.

Nos dias 1 e 2 de Fevereiro realizou-se no Seminário Maior de Coimbra o Curso Geral II – Catequética, frequentado por 24 catequistas de várias paróquias da diocese.

O P. Rodolfo Leite abordou os temas “A metodologia e a pedagogia catequéticas” e “O desenvolvimento espiritual e comportamentos”.

No âmbito destes temas e reportando-se ao conteúdo do Directório Geral da Catequese nºs 139 a 162, o orador salientou que, em contexto catequético, mais importante que os métodos é a atitude de quem os transmite. Assim, o catequista, chamado por Deus a transmitir a mensagem cristã, deve fazê-lo sempre numa atitude de acolhimento, sem nunca esquecer o tipo e enquadramento pessoal, familiar e social da cada catequizando - criança ou adolescente -, devendo a sua actividade convergir sempre para o essencial: o anúncio eficaz de Jesus Cristo.

Por sua vez o P. Carlos Delgado desenvolveu os temas “O projecto de Deus: felicidade do homem” e “A Sagrada Escritura: livro de oração”.

No primeiro fez referência à origem e evolução da antropologia ao longo do tempo, salientando depois a relação entre a catequese e a antropologia cristã, sublinhando o valor que o homem tem para Deus, apesar de todas as suas fragilidades.

Relativamente ao segundo tema, destacou o facto dos catequistas deverem ter um bom conhecimento da Sagrada Escritura, que precisa de ser lida, meditada e rezada, para que produza fruto neles e a possam assim irradiar à sua volta.

A “Psicologia dos catequizandos” foi o tema desenvolvido por Nazarete Catré que abordou as várias etapas de desenvolvimento psicológico da criança/adolescente bem como as várias influências que vai assimilando durante o seu crescimento.

Para aplicação prática do curso foi proposta a preparação de quatro sessões de catequese de anos diferentes e para grandes e pequenos grupos de catequizandos, que foram depois apresentadas pelos diversos grupos encarregados de as desenvolver.

A Eucaristia foi o ponto culminante destes dois cursos. Os catequistas foram convidados a continuarem em casa a sua formação que, em jeito de estágio, será acompanhada pela equipa do SDEC ao longo do ano catequístico.

Uma participante

I like very much this iPage Hosting Review because this is based on customer experience. If you need reliable web hosting service check out top list.
Joomla Templates designed by Best Cheap Hosting